top of page
Buscar

DIASTEMAS INTERINCISIVOS - UM GRANDE DILEMA

  • Foto do escritor: projetacomunicacao1
    projetacomunicacao1
  • 30 de nov. de 2022
  • 1 min de leitura

Diastemas são espaços entre os dentes. Ocorrem principalmente entre os dentes da frente, no arco superior.

Esses espaços não são necessariamente sinal de problema. Eles podem ser uma característica individual de cada criança, durante a fase de troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. É importante que um dentista avalie, para determinar se esses espaços são naturais e temporários ou se existe algum problema que precise de intervenção.

Os problemas mais comuns que uma criança que tem diastema pode ter são:

  • Um espaço maior de osso entre os dentes, com a inserção do freio labial;

  • A presença de dentes extranumerários, por não serem dentes normalmente presentes na dentição, conhecidos como mesiodens;

  • Pela falta dos incisivos laterais permanentes ou por estes dentes serem menores do que deveriam, um problema genético que precisa ser acompanhado pelo dentista ou ortodontista.

Adultos também podem apresentar diastemas. Quando a causa for o espaço ósseo aumentado entre os incisivos centrais ou a falta dos incisivos laterais, o diastema pode persistir durante a idade adulta.

O tratamento em adultos consiste em fechar um pouco desse espaço com aparelho ortodôntico, mas é um problema que tem grande possibilidade de retornar ao estado inicial (recidiva). Então, se o espaço incomoda o paciente, pode ser resolvido parcialmente com ortodontia e depois, finalizado com restaurações ou próteses, conhecidas como facetas.

 
 
 

Comentários


bottom of page