HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA
- projetacomunicacao1

- 30 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Ou “hiperestesia”, é a dor que ocorre, geralmente na região do colo do dente, próxima à gengiva, provocada pela escovação, ingestão de alimentos frios, doces, frutas cítricas, etc.
A dor cessa assim que o estímulo for removido, é de curta duração, tendendo a desaparecer com a mesma rapidez com que se inicia.
Em condições normais, a coroa do dente é recoberta pelo esmalte, estrutura resistente às pressões e ao desgaste decorrente da mastigação. Essa estrutura é praticamente impermeável e insensível aos estímulos. As raízes são recobertas por outro tipo de estrutura, denominada cemento. Com o passar do tempo, esmalte e cemento sofrem degradações que expõem a dentina, que abriga a polpa dental. Sem o cemento e o esmalte, a dentina fica sem proteção e sujeita às agressões do meio externo.
Trata-se a hipersensibilidade dentinária empregando os recursos dessensibilizadores (o que pode incluir a restauração das lesões e ajustes oclusais) para reduzir o desconforto imediato da dor e eliminar as causas da exposição dentinária para impedir a recorrência da hiperestesia.






Comentários