top of page
  • Foto do escritorprojetacomunicacao1

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE COM OS DENTES?

Atualizado: 5 de dez. de 2022


Estima-se que 14% das crianças ou adolescentes passem por alguma situação de emergência envolvendo a dentição, quase sempre como resultado de uma queda. Aqui, coloco algumas orientações para ajudar a manter a calma e tomar as medidas certas nestes momentos. A maioria das orientações também vale para adultos.

Aprendendo a andar Pequenos acidentes são muito comuns com crianças que estão dando os primeiros passos e os dentes podem acabar sofrendo um traumatismo. Se isso ocorrer, é possível que o dente se desloque para dentro ou mesmo desça, dificultando o fechamento da boca. O dentista deverá tirar uma radiografia para ver se realmente houve algum dano e quais os cuidados necessários.

Cortes e sangramentos Se o acidente provocar um corte ou sangramento, a primeira coisa a fazer é estancar o sangue fazendo uma compressa com um pano bem limpo ou uma gaze. Segure por aproximadamente três minutos para interromper o sangramento. Leve a criança ao dentista – só um profissional poderá verificar se há necessidade de suturas ou tratamentos adicionais para que a cicatrização ocorra direitinho.

Dente escuro Dois ou três dias após um acidente, o dente pode escurecer. Essa mudança pode ser definitiva, caso o dente tenha perdido vitalidade, ou temporária – mais comuns nos dentes-de-leite. Se for verificada perda de vitalidade no dente, um tratamento de canal será necessário.

Fraturas Existem diversas dimensões de fraturas nos dentes, inclusive podendo atingir os nervos. Se algo do gênero acontecer, um dentista dirá qual foi a extensão do dano e medidas necessárias para evitar problemas futuros. Mas aqui a dica principal é a prevenção: se seu filho vai andar de skate, bicicleta, patins, jogar futebol, rugby ou outros esportes de contato, é interessante usar protetor bucal.

Perda de um dente Em alguns acidentes mais fortes, o dente pode sair por inteiro. Se for dente-de-leite, tentar reimplantá-lo não é indicado, pois a chance de resultado positivo é muito pequena.

Já um dente definitivo merece atenção

  • Mantenha a calma e peça ao acidentado para morder um pano limpo ou gaze para estancar o sangramento;

  • Pegue o dente pela coroa (nunca pela raiz) e remova qualquer sujeira com soro fisiológico ou leite morno. Faça tudo com cuidado e sem esfregá-lo até que esteja completamente limpo;

  • Recoloque-o em seu lugar (alvéolo) lembrando que a parte arredondada do dente fica sempre para dentro da boca.

Após o processo, faça a pessoa morder um pano limpo ou gaze para que o dente se mantenha na posição e procure imediatamente um dentista. Se não conseguir colocar o dente no lugar, guarde-o em um recipiente com leite morno ou soro fisiológico ou até mesmo na boca de seu dono, embaixo da língua, e busque socorro no dentista. Nos dois casos, o dente reimplantado deverá ser fixado pelo dentista e um tratamento de canal será realizado. O profissional deverá acompanhar ainda o desenvolvimento e durabilidade do dente e, se necessário, quais as opções para tratamentos futuros.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MOBILIDADE DENTAL

Mobilidade natural ou fisiológica é quando os dentes naturais apresentam uma pequena mobilidade, isto é, quando os dentes estão em função, eles sofrem uma movimentação dentro do seu alvéolo que é cons

bottom of page