top of page
Buscar

MOBILIDADE DENTAL

  • Foto do escritor: projetacomunicacao1
    projetacomunicacao1
  • 30 de nov. de 2022
  • 1 min de leitura

Mobilidade natural ou fisiológica é quando os dentes naturais apresentam uma pequena mobilidade, isto é, quando os dentes estão em função, eles sofrem uma movimentação dentro do seu alvéolo que é considerada normal.

Mobilidade causada por acidentes é quando o dente sofre uma pancada, o ligamento periodontal, que é composto por fibras, é então estirado ou comprimido. Normalmente a cura é espontânea e, em casos mais severos, é necessário fixar o dente traumatizado temporariamente.

Mobilidade causada por doença periodontal provoca a reabsorção do osso alveolar que circunda o dente e também a destruição do ligamento periodontal. Essa destruição é gradual, lenta e indolor.

Mobilidade causada por pulpites (inflamação da polpa dentária) que ocorre dentro do canal, pode provocar também uma inflamação das fibras que circundam a raiz do dente afetado. Em decorrência disso, temos uma maior mobilidade e está pode ser acompanhada de uma extrusão (descolamento) dando a sensação de dente “crescido”.

Mobilidade causada por tratamento ortodôntico, para a correção da má posição de um dente, é necessário aplicar uma determinada força nele, fazendo a movimentação do dente.


 
 
 

Comments


bottom of page